quarta-feira, 22 de julho de 2009



Além da vantagem ecológica, o uso das fraldas de algodão é uma solução vegana, uma vez que a maioria das fraldas descartáveis são de marcas que testam em animais ou que usam ingredientes de origem animal.

O tecido leva 1 ano para se decompor no ambiente, enquanto o plástico pode demorar até 600 anos para se decompor e são o terceiro item mais comum no lixo.
A suavidade e o conforto que proporciona o algodão está bem longe do das fraldas de plástico. A escolha das fraldas de pano permite também uma poupança econômica, pois em média, cada bebê gasta por mês 124 fraldas descartáveis, além de trazer benefícios para a saúde do bebê, livrando do contato com a química que contém nas fraldas descartáveis.

As fraldas de pano, têm um tempo de vida útil para no mínimo 3 crianças, ou podem ser lavadas e reutilizadas 100 vezes em um período de 6 meses, o que não acontece com as fraldas plásticas.

A sua produção não implica o abate massivo de árvores, 65 fraldas de pano modernas suprem a necessidade do bebê desde recém nascido até o desfralde.

Você sabia?

Que durante os 2 primeiros anos de vida, um bebê utiliza mais de 5 . 000 fraldas descartáveis ?

Você sabia, que fraldas descartáveis são feitas de papel (árvores) alvejado e plástico e contém ingredientes como: metais, surfactantes, desinfetantes, fragrâncias, bactericidas, fungicidas,gel absorvente, colas e organocloretos entre outras coisas?

Quantas fraldas são necessárias?

São necessárias  + ou -16 fraldas por tamanho totalizando 65 fraldas, desde recém nascido até o desfralde.
Por exemplo 11 fraldas no tamanho do bebê + 5 de botões verticais ajustaveis (por tamanho).

Antes de usar

As fraldas de pano precisam ser lavadas e secas, uma vez antes de usar. Isto irá torná-las mais absorvente.
A fralda atingirá sua máxima absorção após 4 à 5 lavagens.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Troca de fraldas


 
Quanto mais novo é o bebê, menos desenvolvido é o ritmo de sua bexiga, e portanto ele molha as fraldas com mais frequência e estas devem ser trocadas com frequência também. A umidade da urina e dos produtos de sua decomposição são causas de assaduras e fungos, e isto é agravado com o uso de fraldas plásticas e descartáveis, pois o plástico protege só o adulto da molhadeira que vaza, mas não a pele do bebê.

A pele do bebê possui, como a dos adultos, uma fina camada de gordura de qualidade insubistituivel. Não há a necessidade de removê-la diariamente e substituí-la por outras gorduras. É suficiente lavar a pele do bebê com água limpa e remover com óleo de amendoas os resíduos remanescentes de fezes, urina ou cremes.

*Fonte: Livro Consultório Pediátrico. Editora Antroposófica.

Nacionais ou Importadas

Cabe um esclarecimento sobre essa questão. Todos já ouvimos falar sobre a lei da oferta e da demanda, na qual a demanda de produtos pelos consumidores diante de um mercado competitivo obriga que as empresas melhores suas práticas e se diferenciem. Nesse contexto, a melhora da qualidade dos produtos é apenas uma questão de tempo e de mudança no comportamento de compra dos consumidores.

Dito isso, como podemos esperar que os produtos fabricados aqui se tornem melhores do que os importados quando o mercado é tão restritivo? No caso das fraldas de pano, qual o incentivo que os fabricantes tem para aperfeiçoar os produtos se a maior parte das mães prefere os importados?

Além da questão ambiental está a questão social. Embora o uso de fraldas de pano contribua com a preservação no nosso Planeta, a aquisição de itens importados envia o nosso dinheiro para outros países. Ou seja, financiamos empresas em outros países (com responsabilidade social duvidosa) e deixamos de suportar a atividade das empresas aqui, onde podemos fiscalizar. Como a maioria dos fabricantes de fraldas de pano são pequenas empresas, que dependem do dinheiro das vendas para reinvestir na produção, os pequenos negócios acabam se tornando inviáveis. E isso ocorre em vários outros ramos de atividade.

Assim, como ressalta Paulo Singer, “consumir um produto que possui as mesmas qualidade que os similares – sendo ou não um pouco mais caro – ou um produto que tenha uma qualidade um pouco inferior aos similares – embora seja também um pouco mais barato – com a finalidade indireta de promover o bem-viver da coletividade (manter empregos, reduzir jornadas de trabalho, preservar ecossistemas, garantir serviços públicos não-estatais etc.) é o que denominamos aqui como consumo solidário” [1].
Para esclarecer os benefícios do consumo solidário, seguem alguns critérios a serem adotados na hora de comprar:
  • Entre dois produtos importadosescolha aquele feito em países com melhor índice de desenvolvimento humano. Só compre de países com baixo IDH se tiver certeza de idoneidade da empresa.
  • Entre um produto nacional e um importadoprefira o nacional. Mesmo se a qualidade for inferior, ao ajudar a financiar a produção nacional estará fortalecendo o fabricante, incentivando para que busque melhores produtos, além de manter o dinheiro e o trabalho de várias pessoas dentro do nosso país.
  • Entre um produto feito longe da sua casa e outro feito próximoprefira o produto feito próximo. Isso diminui a quantidade de combustível gasto para trazer um determinado item ao mercado perto da sua casa, além de fortalecer a economia local, geralmente composta por empresas de menor porte.
  • Entre dois produtos feitos próximos da sua casaprefira aqueles com menor impacto ambiental e social. Ou seja, feito com ingredientes naturais, orgânicos, biodegradáveis, que apresentem menor quantidade de resíduos a serem processados após o uso, cuja empresa respeita os direitos dos funcionários e se preocupa com o impacto das suas atividades na comunidade.
Pode parecer difícil tomar todos esses cuidados à primeira vista. Afinal, são tantos detalhes a serem avaliados. Mas o trabalho vale a pena.

Quando optamos por financiar pessoas e empresas que estão fazendo a sua parte, também fortalecemos esse trabalho. Nossas decisões de consumo são como os votos numa eleição: o maior número decide quem ganha. Por isso, quanto mais optamos por produtos e empresas realmente preocupadas em fazer do mundo um lugar melhor, mais fortalecemos esse movimento e mais rápido veremos as mudanças necessárias.


Texto de Elaine Costa. Site: www.maiscommenos.net

Preciso usar creme de assaduras ao utilizar Fraldas de Pano?



Não. Basta limpar bem as genitais do bebê com Toalhinhas Reutilizáveis umedecidas com água e/ou óleo de amendoas e colocar a fralda de pano lavada e seca.Os cremes de assadura podem manchar as fraldas.

Lavagem das fraldas



Mecônio- Nos primeiros dias de vida do bebê é liberado o mecônio, um cocô bem preto. Para preservar as fraldinas, sugerimos usar em contato com o bumbum do bebê uma camada avulsa de soft pois este se limpa com mais facilidade, e custa mais barato caso a mancha persista.

Cocô- Chacoalhe as fezes sólidas no vaso sanitário. As fezes do recém-nascido são muito líquidas para chacoalhar. Neste caso, recomendamos a utilização de uma ducha de água na fralda para eliminar as fezes e jogar no vaso. Se você for juntar as fraldas para lavar depois estas de cocô, sugerimos deixar de molho, depois esfregar com escova, passar sabão de côco em pedra e expor ao sol para quarar. Depois as fraldas podem ser lavadas à mão, ou na maquina junto com as demais de xixi.

Xixi- Colete fraldas molhadas em um balde de plástico alinhadas secas. Não aconselhamos armazenar suas fraldas de molho antes da lavagem, iIsto irá fixar o cheiro dentro da fibra do tecido. Para uma ótima limpeza , como regra geral lave no máximo 24 fraldas por máquina e lave todos os dias. Utilize sabão de coco, biodegrável ou um detergente suave, sem fosfatos, e o mínimo de aditivos . Adicione apenas 1 / 2 da quantidade recomendada de sabão para não deixar resíduos. Evite os sabões ou detergentes populares para roupas de bebê. Alguns detergentes podem deixar um resíduo em suas fraldas afetando a absorção e podendo provocar cheiro nas fraldas e / ou assaduras *. Utilize 3 colheres de vinagre na água do enxágüe, com nível de água alto. O vinagre é anti-séptico, porém não misture o sabão e o vinagre ao mesmo tempo, permitindo o efeito efetivo de cada um. Ou utilize suco puro de limão, naturalmente ajudará na desinfecção e neutralização, e é seguro para todos os tipos de fraldas de pano. Pendurar para secar ou secar em secadora.

Manchas- Você pode utilizar água quente nas fraldas ou adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio na lavagem ou quarar no sol. Para quarar você passa sabão de coco em pedra na roupa e coloca no sol ensaboada mesmo, deixa um bom tempo, depois enxágua e lava como de costume. Também dá para deixar as fraldas de molho com sabão de coco no sol.

* Sabões recomendados: UFE e BioWash. Não são testados em animais e são de origem vegetal.

Lavagem sem sabão

Okoball é um produto recém lançado no Brasil que auxilia na lavagem das roupas, substituindo ou poupando  cerca de 80% do uso de sabão em pó. Trata-se de uma ´´bola`` super resistente repleta de furos externos. Internamente possui diversos ímãs e cerâmicas que auxiliam na lavagem das roupas na máquina de lavar.
Cada Okoball rende aproximadamente 1.500 lavagens.


Experimentamos a Okoball para lavar as fraldas e roupas do nosso bebê e de nossa filha de 2 anos.
Estamos obtendo um excelente resultado sem sabão ou com um uso muito reduzido .

Além de promover uma lavagem ecológica, a Okoball possibilita uma lavagem sem elementos químicos, altamente recomendada para fraldas e roupas infantis.

Clique aqui para saber mais

Como fazer suas próprias fraldas de pano:

Se você tem uma máquina básica de costura, pode também confeccionar as próprias fraldas do seu bebê.

Nestes sites há moldes e orientações:
http://mayna.livejournal.com/198548.html


http://littlebeanbum.blogspot.com/2009/09/how-to-make-one-size-fitted-pocket.html

http://anayaliss.blogspot.com/2007/01/nappy-tutorial.html

O efeito do soft

Usando o tecido de soft entre o bebê e a fralda, se mantém o xixi afastado do corpo do bebê, mantendo a sensação de estar seco e segura a parte sólida do cocô, facilitando a lavagem.

Método de Higiene Natural Infantil

A base do ‘método de higiene natural infantil’ é um exercício de reconhecimento dos ciclos das crianças e uma prática de comunicação. Os adultos que o praticam com as crianças ao seu redor sabem que elas podem comunicar-se de formas não verbais. Da mesma forma que a mãe oferece o seio quando percebe que seu bebê está com fome, ela pode oferecer um pinico, levá-lo à privada ou a um canteiro de terra, ou a qualquer outro receptáculo de sua preferencia ao se dar conta de que a criança precisa urinar ou defecar. A eliminação de xixi e cocô, tão bem como as necessidades de comer ou dormir, possuem natureza cíclica. O reconhecimento desses sinais e ciclos permitem aos pais satisfazer essa necessidade de seus filhos de uma maneira mais harmoniosa que o simples trocar de fraldas.

Adultos adeptos do ‘método de higiene natural infantil’ podem assegurar que os bebês são conscientes de sua necessidade de eliminação e capazes de a comunicar desde muito jovens. Isso contraria teorias segundo as quais é impossível aos menores de dois ou três anos controlar os músculos do esfíncter externo, que controla a abertura voluntária do ânus. Uma das vantagens é que o método permite à criança desenvolver desde cedo a consciência de uma de suas necessidades fundamentais, levando também a uma maior percepção de seu corpo. Todos que praticam este método são conscientes de que os pequenos possuem um senso de limpeza e que não gostam de permanecer sujos e molhados dentro das fraldas. Porém acabam se condicionando a isso até os dois ou três anos, quando é preconizado se começar um treinamento para deixar fraldas.

É um modo amável que se baseia na escuta das necessidades da criança promovendo um laço afetivo muito forte. Contrariamente ao método convencional de abandono das fraldas, ele é não coercitivo pois não cria um sentimento de sucesso ou decepção a cada eliminação. Isto porque o importante é a capacidadeá de ouvir e responder à necessidade dos filhos. A mensagem que podemos ter em mente é que as fraldas não são indispensáveis e que é possível em qualquer lugar do planeta praticar a higiene natural infantil. O ‘método de higiene natural infantil’ poupa água e sabão de lavagem no caso das fraldas de pano, mas principalmente no que se refere a utilisação de fraldas descartáveis, extremamente poluentes para o ambiente e nocivas para a pele delicada do bebê.


Traduzido e adaptado de Aube #22 por Tara e Bruno

Quer saber mais? Clique aqui!

Conheça algumas opções de fraldas de pano disponíveis no mercado hoje:

Fraldas Tudo em Um (All-In-One- AIO): São parecidas com as fraldas descartáveis. Tem uma camada interna absorvente costurada a uma camada externa impermeável com fecho ajustável (ou Velcro  ou botão de pressão). 
Vantagens: Mais fácil de usar pois é uma fralda pronta.
 
Desvantagens: Uma das opções mais caras. Geralmente, leva mais tempo para secar (o tempo de secagem varia muito entre as marcas)


Fraldas Pocket ( ou com Bolso): Uma cobertura de tecido que tem um bolso para uma faixa ou recheio de pano especialmente concebidos para inserir a ser colocado na abertura.
Vantagens:  Secagem rápida. Permite bom ajuste e praticidade pois a fralda  é semi pronta..
Desvantagens: A fralda precisa ser lavada interira após cada utilização. Requer  inserir na fralda camadas absorventes.

Fraldas com Ajustes Verticais: Permite ajuste de botão para uso prolongado adequando-se ao crescimento do bebê. A subida ajustável desta fralda significa dobrar um tamanho para durar o dobro do tempo.
Vantagens: Dois tamanhos cabem desde o nascimento até penico
Desvantagens: Fica um pouco volumosa nos recém nascidos